CURSISTAS: Alessandra
Maira Freitas
Turma 02 – Eliete.
João Libanio Cavalcante Turma 04 –
Maria José.
Maria José Moreira de Souza Turma 04 – Maria José.
PLANO DE AULA
Disciplina: Historia
Geral.
Tema: Revolução
Industrial.
Titulo: Mudanças no sistema produtivo: do artesanato à formação das fábricas
no século XVII.
1.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver uma aula para os alunos da Escola Municipal Salum de
Almeida, do 7º Ano do Ensino Fundamental, usando como ferramenta de apoio
metodológico o LI – Laboratório de Informática, apresentação de Slaide, vídeos e
Sites da internet.
· Identificar as principais mudanças ocorridas no
processo de produção na Europa, no século XVIII;
·
Comparar o artesanato, a manufatura e a
maquinofatura apontando as principais características de cada sistema
produtivo.
·
Verificar se o aluno reconhece o trabalho
e as relações produtivas na Europa Medieval, a crise do feudalismo e a formação
do capitalismo com as relações produtivas nos dias atuais.
·
I- SISTEMA ARTESANAL
·
II – ARTESANTO E CORPORAÇÕES DE
OFÍCIO.
·
III - DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA
4.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 3 aulas de 50 minutos.
5.
METODOLOGIA:
Devido
à complexidade do conteúdo escolhido o grupo definiu que o mesmo será
desenvolvido em três etapas especificas:
1º Aula: I-
SISTEMA ARTESANAL – Em Sala de Aula:
· Pedir aos alunos que faça a leitura previa dos textos
impressos na íntegra.
· Após a
leitura apresentar o conteúdo, através de
projeção de slaide. Interagido o que foi explanado com o conteúdo do Livro
usado pelos Alunos, criando com os alunos debates e discussões a respeito das principais informações do que eles entenderam sobre o
sistema Artesanal.
· Apresentar diversas imagens
demonstrando a diferença entre o artesanato antes da Revolução Industrial e o
artesanato nos dias atuais, através de apresentação de slaides.
·
Contextualizar o conteúdo trabalhado
pela disciplina, com as demais disciplinas existentes.
2º Aula:
II – ARTESANTO E CORPORAÇÕES DE OFÍCIO – No Laboratório de Informática.
·
Acesso
ao site http://youtube.com.br e apresentar aos alunos o Vídeo
Corporações de Oficio, através do link http://www.youtube.com/watch?v=gmfOFLxwciQ&noredirect=1
·
Após
acessa o texto: TEXTO: Corporações da Idade Média disponível no link
http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/corporacoes.html
·
Pedir aos alunos que acessem os links
acima para leitura do texto na íntegra e visualização do vídeo.
·
Sugira aos alunos que em dupla respondam, usando KWord ou Word, algumas questões sobre
o texto e o vídeo acima:
a) Quando surgiram as corporações de ofícios?
b) O que eram as corporações?
c) Quais as funções das corporações de ofício?
d) Explique quem eram os mestres, os aprendizes, os
jornaleiros e quais eram as sua funções na produção artesanal.
e) Qual a importância das corporações de ofícios para o
surgimento da sociedade capitalista.
·
Como Atividade de
Avaliação: Solicitar aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, façam uma
entrevista com algum artesão, utilizando a WxCam
do netbook e ou filmadora e seguindo o roteiro
abaixo:
a) Nome completo:
b) Idade:
c) Naturalidade:
d) Há quanto tempo trabalha nesta atividade:
e) Como aprendeu este ofício:
f) Você ensina seu ofício a alguém:
g) Como é a sua rotina de trabalho:
h) Você faz parte de alguma associação de artesão? Qual?
i) Pra você, qual a importância do seu trabalho em meio a
tantas inovações tecnológicas?
3º Aula: APRESENTAÇÃO
DAS ENTREVISTAS REALIZADAS PELOS ALUNOS – Na Sala de
Aula:
·
Apresentação das Equipes;
·
Discursão e comentários a respeito das
entrevistas.
4º Aula: III
- DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA – No Laboratório de Informática:
·
Acessa
os textos:
·
TEXTO 1: Do artesanato à maquinofatura: os primórdios do consumismo disponível em: http://gephiseseba.blogspot.com/
·
TEXTO 2:
Artesanato, manufatura e maquinofatura disponível em: http://pateares.blogspot.com/2006/12/artesanato-manufatura-e-maquinofatura.html
·
Solicitar aos alunos que acessem os links acima
para leitura dos textos.
·
Usando
o KoulorPaint e ou Paint criar junto com
os alunos um quadro comparativo com as principais características do
artesanato, manufatura e maquinofatura, conforme
orientação abaixo:
Modo de Produção
|
Artesanato
|
Manufatura
|
Maquinofatura
|
Quantidade de Produção
|
|
|
|
Objetivo da Produção
|
|
|
|
Administrador da Produção
|
|
|
|
Controle das etapas da Produção
|
|
|
|
Forma da Produção
|
|
|
|
·
Após pedir para que
cada aluno socialize suas respostas;
·
Como atividade avaliativa
dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo irar realizar uma
pesquisa sobre as principais invenções de máquinas abaixo indicadas. Cada
grupo ficará com uma delas.
a)
lançadeira volante
b)
spinning jenny
c) mule
d) tear
mecânico
e)
máquina a vapor
Oriente
os alunos para que, além da informação, procurem imagens da invenção
pesquisada.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter e ou Power Point, com os dados e imagens da pesquisa, onde os grupos
deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
6. RECURSOS UTILIZADOS:
*
LIE – Laboratório de Informática Educacional – Proinfo – Esc. Munic. Salum de
Almeida;
*
Uso do Site Google;
*
Uso do Site:
*
Uso do Editor Broffice – Writer/ Microsoft Word.
*
Uso do KoulorPaint/ Paint.
* Uso do
KPresenter/ Power Point.
*
Uso de recursos de multimídias (filmadora)
*
Dicionário Aurélio.
*
Impressora.
Recursos
Complementares - Sugestões
de leituras:
·
Manufatura: http://www.infoescola.com/industria/manufatura/
·
Século XVIII: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php
·
Aprendendo com o Artesanato:
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2355
* Construção em dupla de textos;
* Realização de entrevistas em grupo;
* Produção de Quadro Demonstrativo;
* Pesquisa em grupos sobre as principais invenções de máquinas
A
avaliação será continuada, durante todo o processo de ensino-aprendizagem,
podendo ser verificados:
·
Participação durante as discussões,
argumentação clara e respeito à opinião dos colegas.
·
Empenho para realizar e concluir as
atividades.
·
Aspectos objetivos:
·
Conteúdo das respostas do questionário
·
Nas produções dos alunos, verificando se
houve compreensão do conteúdo estudado.
Referencia:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35437,
acessado em 13 de janeiro de 2012.
http://www.eps.ufsc.br/teses98/ester/cap2a.html,
acessado em 14/01/2012
http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/corporacoes.html,
acessado em 14/01/2012
http://gephiseseba.blogspot.com, acessado
em 14/01/2012.
http://pateares.blogspot.com/2006/12/artesanato-manufatura-e-maquinofatura.html,
acessado em 14/01/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=gmfOFLxwciQ&noredirect=1,
acessado
em 17/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário