domingo, 22 de janeiro de 2012

MÓDULO – MULTIMÍDIA EDUCACIONAL E SOFTWARES DE AUTORIA. PROJETO DE AULA ATRATIVA E INTERATIVA



CURSISTAS: Alessandra Maira Freitas                                  Turma 02 – Eliete.
      João Libanio Cavalcante                                    Turma 04 – Maria José.
      Maria José Moreira de Souza                               Turma 04 – Maria José.

PLANO DE AULA
Disciplina: Historia Geral.
Tema: Revolução Industrial.
Titulo: Mudanças no sistema produtivo: do artesanato à formação das fábricas no século XVII.
2.         OBJETIVOS:

·      Identificar as principais mudanças ocorridas no processo de produção na Europa, no século XVIII;
·      Comparar o artesanato, a manufatura e a maquinofatura apontando as principais características de cada sistema produtivo.
·      Verificar se o aluno reconhece o trabalho e as relações produtivas na Europa Medieval, a crise do feudalismo e a formação do capitalismo com as relações produtivas nos dias atuais.
3.         CONTEUDO TRABALHADOS:
·         I- SISTEMA ARTESANAL
·         II – ARTESANTO E CORPORAÇÕES DE OFÍCIO.
·         III - DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA
4.         DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 3 aulas de 50 minutos.

5.         METODOLOGIA:
Devido à complexidade do conteúdo escolhido o grupo definiu que o mesmo será desenvolvido em três etapas especificas:
1º Aula: I- SISTEMA ARTESANAL – Em Sala de Aula:
· Pedir aos alunos que faça a leitura previa dos textos impressos na íntegra.
· Após a leitura apresentar o conteúdo, através de projeção de slaide. Interagido o que foi explanado com o conteúdo do Livro usado pelos Alunos, criando com os alunos debates e discussões a respeito das principais informações do que eles entenderam sobre o sistema Artesanal.
· Apresentar diversas imagens demonstrando a diferença entre o artesanato antes da Revolução Industrial e o artesanato nos dias atuais, através de apresentação de slaides.
· Contextualizar o conteúdo trabalhado pela disciplina, com as demais disciplinas existentes.

2º Aula: II – ARTESANTO E CORPORAÇÕES DE OFÍCIO – No Laboratório de Informática.
·      Acesso ao site http://youtube.com.br e apresentar aos alunos o Vídeo Corporações de Oficio, através do link http://www.youtube.com/watch?v=gmfOFLxwciQ&noredirect=1

·      Após acessa o texto: TEXTO: Corporações da Idade Média disponível no link http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/corporacoes.html

·      Pedir aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto na íntegra e visualização do vídeo.
·      Sugira aos alunos que em dupla respondam, usando KWord ou Word, algumas questões sobre o texto e o  vídeo acima:

a) Quando surgiram as corporações de ofícios?
b) O que eram as corporações?
c) Quais as funções das corporações de ofício?
d) Explique quem eram os mestres, os aprendizes, os jornaleiros e quais eram as sua funções na produção artesanal.
e) Qual a importância das corporações de ofícios para o surgimento da sociedade capitalista.
·       Como Atividade de Avaliação: Solicitar aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, façam uma entrevista com algum artesão, utilizando  WxCam  do netbook e ou filmadora e seguindo o roteiro abaixo:

a) Nome completo:
b) Idade:
c) Naturalidade:
d) Há quanto tempo trabalha nesta atividade:
e) Como aprendeu este ofício:
f) Você ensina seu ofício a alguém:
g) Como é a sua rotina de trabalho:
h) Você faz parte de alguma associação de artesão? Qual?
i) Pra você, qual a importância do seu trabalho em meio a tantas inovações tecnológicas?

3º Aula: APRESENTAÇÃO DAS ENTREVISTAS REALIZADAS PELOS ALUNOS – Na Sala de Aula:
·      Apresentação das Equipes;
·      Discursão e comentários a respeito das entrevistas.

4º Aula: III - DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA – No Laboratório de Informática:
·       Acessa os textos:
·       TEXTO 1: Do artesanato à maquinofatura: os primórdios do consumismo disponível em: http://gephiseseba.blogspot.com/
·       TEXTO 2: Artesanato, manufatura e maquinofatura disponível em: http://pateares.blogspot.com/2006/12/artesanato-manufatura-e-maquinofatura.html

·       Solicitar aos alunos que acessem os links acima para leitura dos textos.

·       Usando o KoulorPaint e ou Paint criar junto com os alunos um quadro comparativo com as principais características do artesanato, manufatura e maquinofatura, conforme orientação abaixo:
 Modo de Produção
Artesanato
Manufatura
Maquinofatura
Quantidade de Produção



Objetivo da Produção



Administrador da Produção



Controle das etapas da Produção



Forma da Produção




·       Após pedir para que cada aluno socialize suas respostas;
·       Como atividade avaliativa dividir a turma em cinco grupos,  onde cada grupo irar realizar uma pesquisa sobre as principais invenções  de máquinas abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.
a) lançadeira volante
b) spinning jenny
c) mule
d) tear mecânico
e) máquina a vapor
Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens da invenção pesquisada.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter e ou Power Point, com  os dados e imagens da pesquisa, onde os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.


6.    RECURSOS UTILIZADOS:
* LIE – Laboratório de Informática Educacional – Proinfo – Esc. Munic. Salum de Almeida;
* Uso do Site Google;
* Uso do Site:

* Uso do Editor Broffice – Writer/ Microsoft Word.
* Uso do KoulorPaint/ Paint.
* Uso do KPresenter/ Power Point.
* Uso de recursos de multimídias (filmadora)
* Dicionário Aurélio.
* Impressora.
Recursos Complementares - Sugestões de leituras:
 
·       Manufatura: http://www.infoescola.com/industria/manufatura/
·       Século XVIII: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php
·       Aprendendo com o Artesanato: Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2355
 
7. ATIVIDADES PROPOSTAS
* Construção em dupla de textos;
* Realização de entrevistas em grupo;
* Produção de Quadro Demonstrativo;
* Pesquisa em grupos sobre as principais invenções de máquinas
8.    AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
A avaliação será continuada, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser verificados:
·         Participação durante as discussões, argumentação clara e respeito à opinião dos colegas.
·         Empenho para realizar e concluir as atividades.
·         Aspectos objetivos:
·         Conteúdo das respostas do questionário
·         Nas produções dos alunos, verificando se houve compreensão do conteúdo estudado.


Referencia:
http://gephiseseba.blogspot.com, acessado em 14/01/2012.
http://www.infoescola.com/industria/manufatura/, acessado em 17/01/2012
 
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php, acessado em 18/01/2012.
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2355, acessado em 19/01/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário